Meu Retorno à São Paulo

“…a obra de cada um se manifestará; pois aquele dia a demonstrará, porque será revelada no fogo, e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se permanecer a obra que alguém sobre ele edificou, esse receberá galardão.” [1 Coríntios 3:13-14]

O Apóstolo Paulo foi o maior missionário, após Jesus. Suas viagens estão em Atos dos Apóstolos relatadas e podemos analisar o tempo de permanência em cada colonia ou vilarejo. São raros os casos onde o tal Apóstolo permanece por mais de um ano em um mesmo lugar.

Deus nos levou a Guarapuava no Paraná e ali procuramos servi-lo por um ano e quatro meses. Minha esposa, pela misericórdia de Deus engravidou nos primeiros meses que ali estávamos e sua gestação foi considerada alto risco devido a pressão altíssima que ela passou a demonstrar após o aborto um ano antes disto tudo.

Saímos de São Paulo em Abril de 2013 as pressas, pois nos diziam que a igreja estava sem um pastor e os membros estavam se dispersando. Deixei emprego e curso de inglês [pago pelos meus empregadores] e minha esposa deixou emprego e curso de Terceiro Setor que estava cursando na Escola Técnica de Vila Prudente.

Encontramos uma igreja com 3 adultos e uma criança nos esperando às escuras pois havia acabado a luz no bairro e chovia muito, molhando nossas caixas que estavam em cima de uma L200 de um irmão que nos levou até a cidade. Os móveis ficaram com a base de troca com o obreiro que de lá voltou.

Como disse à cima, minha esposa, em sua gestação desmaiou indo pra o culto em um determinado domingo e demoraram mais de duas horas pra nos atenderem no pronto socorro da cidade e isto foi muito forte pra mente de minha querida esposa que havia perdido um bebe a um ano antes disto tudo! Sua pressão arterial começou a cada vez piorar mais e logo começou apresentar problemas de aceleração cardíaca. Por fim precisamos trazê-la de volta a São Paulo para passar sua gestação aqui e não perder o Bebê. Eu, procurava intercalar entre vindas pra cá e pastoreio das poucas ovelhas lá na cidade.

Sete meses a fio se passaram assim, nestas longas viagens de 10 horas, uma vez ao mês e neste ínterim em longas conversas com minha esposa que vivia em médico fazendo exames, procurando descobrir a causa de seus problemas cardíacos.

Enquanto isto em Guarapuava, visitava e dava apoio aos irmão da igreja obtendo um certo progresso, ainda que lento pois a congregação local passou por… [suprimido a pedido do ministério], alcoolismo e morte de um obreiro que residia na casa ao  lada da igreja, ou nas dependências da igreja. O tal obreiro faleceu ao sair do banho e todos os vizinhos falavam do pastor que faleceu nú sobre a cama. A igreja havia passado por um apedrejamento e seus vidros frontais ainda carregam estas marcas.

Procurei ainda de diversas formas trazer novos membros à igreja, ainda que minha estratégia era buscar os que se havia afastado após toda a frustração. Era uma luta sem sucesso, pois a mancha deixada era indelével,[suprimido a pedido do ministério]. …[suprimido a pedido do ministério]!

Logo, foi ficando insustentável nossa permanência ali, haja vista surgira outro problema relacionado ao terreno da igreja que estava adjunto ao terreno do obreiro anterior que havia sido construído uma certa casa com dinheiro da sogra do filho do tal obreiro. Esta mulher era quem locava a casa para mandar o aluguel para sua filha em São Paulo, que morava com o tal obreiro, pai do tal moço aprisionado.

A tal senhora colocara uma família de oito pessoas na casa da igreja e nossos banheiros estavam no meio das casas, logo surgiram os problemas. Um cachorro foi colocado na porta do banheiro que os irmãos usavam nos dias de cultos e mesmo depois de longas conversas, nada se resolvia. Por fim procuramos legalizar tudo  e separar o terreno da igreja do terreno que ainda pertencia ao tal obreiro que vendeu o terreno para o ministério. Não houve sucesso.

O terreno era de posseiros, sem documento comprobatório a não ser um de compra e venda que mesmo depois de inúmeras tentativas de adquirir uma cópia, nunca co[suprimido]. E por fim, não podia pedir poste de luz nem medidor de água para a igreja, pois os mesmos se encontravam no terreno do tal obreiro anterior. Pagávamos contas de água de uma família com oito homens e mulheres e crianças e se quer podíamos utilizar o banheiro!

Diante disto pergunto: Como crescer?

Os membros cada vez mais se decepcionavam e eu ainda em tudo isto precisava atender minha esposa gestante com problemas aqui em São Paulo.

Teria eu abandonado o trabalho como diz algum desviado?

Meu pastor presidente pediu aos secretários de missões para que me trouxessem de volta, pois não poderia mais continuar daquela forma longe de minha família e mesmo assim permaneci ainda dois meses na cidade, procurando passar a igreja a outro ministério que assumisse os membros juntamente com a aquisição do imóvel. Consegui dois compradores para o templo, [suprimido],

Enfim, regressei completamente cônscio de que fiz o que minhas mãos puderam e que a Graça de Deus me ajudou, hoje me encontro de volta em São Paulo, procurando refazer minha vida.

Nosso bebê está com cinco meses e nasceu de parto normal, contrariando os médicos e em meio a uma pressão arterial altíssima de minha esposa. Seu nome é Juan Pablo em homenagem ao povo Latino que tanto amo e aos Apóstolo João e Paulo, que foram apóstolos  do amor e da graça, respectivamente! Até aqui Deus nos tem ajudado e agradeço a todos que oraram por nós e pelo trabalho que ali fizemos à Deus.

Nosso pastor nos tem apoiado como pode tal como nos ajudou quando não se concretizou nossa ida a Venezuela, por motivos de não se cumprir o envio pelo pastor que nos convidara da Guiana Francesa, disto tudo tenho e-mails arquivados e a confirmação do Espirito Santo que é nossa Testemunha no Senhor de que falamos a verdade.

Peço que continuem orando por nós, pois nossas lutas ainda nos desafiam. Peço oração por um imóvel para locarmos e por um emprego para que refaçamos nossa vida!

Que Deus em Cristo abençoe a todos os amigos que nos têm ajudado e auxiliado em tudo!

Em Cristo,

Ev.Silvio Silva

[algumas partes foram suprimidas a conselho de pastores, por se tratar da citação de um que se sentiu ofendido pelo texto, ainda que não tenha citado o seu nome. Feito o pedido de perdão de forma pessoal, continuo na necessidade de manter o demais que foi escrito haja vista, estou esclarecendo os motivos de meu regresso á São Paulo, pois não tendo quem o faça por mim, entendo que se faz necessário a permanencia do texto, haja visto este Blog é pessoal] 

 

 guarapuva_MG_7186

2 Respostas para “Meu Retorno à São Paulo

  1. Meu querido amigo, estou eu e minha família em uma situação parecida, a igreja num recomeço, pouquíssimos irmãos e grandes desafios…..
    Mais a nossa esperança é que dê resultados….
    Oro por vocês e peço ore por Nós….
    E é claro quando puder e quiser venha nos visitar
    Estamos em Poços de Caldas
    Serra Leoa,320 Pq das Nações 35-9155-8622

Deixe um comentário

